Como ter sucesso em sua vida


Como ter sucesso em sua vida ? essa é uma pergunta que a grande maioria das pessoas se perguntam pelo menos uma vez na vida, e acredite a resposta e bem simples quer saber como de uma olhada logo abaixo.

Como ter sucesso em sua vida


1 – Tenha estratégia

Todo time campeão desenvolve as estratégias de jogo matadoras. No caso da empresa isto também precisa ser feito antes de se colocar o time em campo.
Tenha um modelo de negócios organizado e passível de alterações conforme o cenário externo.
Não precisa ser complexo, mas faça uma análise relevante do mercado, clientes e concorrentes em potencial. Aplique os estudos das 5 forças competitivas de Porter:
  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de negociação dos clientes;
  • Poder de negociação dos fornecedores;
  • Ameaças de entrada de novos concorrentes;
  • Ameaça de produtos substitutos);
Além do mais, faça sempre que possível, a análise SWOT (Forças, Fraquezas, oportunidades e Ameaças).

2 – Faça uma boa gestão de pessoas

A formação de uma equipe vencedora em uma empresa está ligada a forma com a qual a mesma faz gestão de pessoas (não é RH).
Faça uma gestão de talentos que retenha os melhores. Não perca todo o seu investimento em pessoas para os concorrentes. Para isso, é preciso de programa de bonificação e incentivos de sucesso, e principalmente qualidade na cultura organizacional.
As melhores empresas para se trabalhar aprenderam a lidar com o ser humano e extrair deles o melhor.
O Google chega a receber milhões de currículos por ano. Mas não é apenas as empresas com salas de jogos e geladeiras com bebidas que se destacam, as que oferecem oportunidade de carreira, crescimento educacional e as que pensam em família também são bem “ranqueadas”.

3 – Acompanhe suas finanças

fluxo de caixa é para a empresa como o sangue para o ser humano. Não é exagero, algumas empresas de sucesso com bom volume de faturamento e vendas pecam na hora de controlar suas finanças.
As contas a pagar, contas a receber e inadimplências precisam de gestão.
Os gastos, custos e despesas, fixos e variáveis, precisam ser avaliados e cortados sempre que necessário.
Não esquecendo das demonstrações de resultados (DRE), lucratividade e rentabilidade.

4 – Trabalhe marketing e vendas

Não adianta ter uma ideia de negócios inovadora e criativa, elaborar um plano de negócios teoricamente escalável, uma equipe espetacular se não ocorrerem vendas. Simples assim.
No final das contas, tem que existir comprador de produtos e pessoas ou empresas que utilizem seus serviços.
Aplique os 4 Ps do marketing (produto; preço; praça; e promoção) e não se esqueça do Marketing Digital, que hoje é essencial para o entendimento da jornada de compra do cliente.
E ainda treine sua equipe para o funil de vendas. Normalmente é planejado em 4 passos e possui diversas interpretações dos nomes em cada uma das etapas (atrair, converter, fechar e fidelizar; ou atrair, capturar, nutrir e converter).

5 – Faça a rotina operacional funcionar

Contribua para que a rotina funcione sem gargalos. O setor administrativo, comercial, gestão de pessoas e financeiro devem fluir.
Para isto a comunicação é fundamental. Seja ela formal (e-mail, murais, intranet) ou informal (boca-a-boca).
O sistema de informação, normalmente um ERP (sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema), deve estar funcionando perfeitamente.

6 – Procure ouvir mais do que falar

Qualquer pessoa que seja segura de si ouve mais do que fala, pois ela não sente a necessidade de mostrar que possui mais conhecimento que os outros. E isso é muito valorizado, principalmente, no ambiente profissional!
Por isso, é importante ter em mente que expressar a sua opinião ou demonstrar conhecimento sobre um determinado assunto deverá ser feito somente quando for necessário, com o objetivo de agregar valor à discussão.
Seus colegas de trabalho irão perceber quando essa boa prática não é aplicada, ou seja, caso você procure sempre mostrar sua opinião apenas para se enaltecer e não contribuir com aquela situação. Isso pode prejudicar a convivência entre vocês.

7 – Aceite que nada é perfeito

Aceitar que nada é perfeito é um grande passo de sabedoria na vida de qualquer pessoa, principalmente o aspecto profissional. Por isso, é importante entender que nenhum processo, ação e até mesmo produto ou serviço de uma empresa será perfeito.
Tendo essa lucidez, qualquer colaborador estará livre da infelicidade no ambiente de trabalho. É importante entender que todas as coisas sempre poderão ser melhoradas, porém isso é algo que ocorre de forma contínua e não de uma hora pra outra.
Portanto, bons profissionais saberão entender quando seu trabalho estará com uma qualidade considerada excelente e não deverão insistir em continuar aquele processo buscando a perfeição inatingível.
Isso deve ser encarado como um ponto cultural de qualquer empresa. Há uma famosa frase que é muito usada por startups por aí que diz: “Done is better than perfect!”. Que em português significa que “Feito é melhor que perfeito!”

 8 – Se diferencie dos outros

Dependendo da sua área de atuação, pode haver muita concorrência ou então existir muitos profissionais igual a você, então para se diferenciar dos demais é preciso abrir a cabeça e buscar fazer coisas novas e até aquele trabalho que ninguém quer fazer!
Não importa o que seja, você precisará mostrar que tem um algo a mais e isso o fará diferente de todos os outros. Mas é claro que muitas vezes isso não será o melhor trabalho do mundo, por isso tenha em mente que é algo que lhe dará um mérito a longo prazo.
No início pode não ser fácil, mas com o tempo é possível que fique cada vez mais nítido que está buscando mostrar todo o seu valor em busca do reconhecimento. Nada melhor do que transparecer trabalho e dedicação em prol da empresa.

9 – Tire um tempo para você se organizar

Deixar a rotina nos consumir é a coisa mais fácil de acontecer. Quando você parou para analisar, já está respondendo e-mails, fazendo reuniões, resolvendo demandas urgentes e algumas até nem tão importantes assim.
Por isso, algo extremamente necessário é bloquear um horário na sua agenda durante a semana para que você possa se organizar em relação às próximas demandas de trabalho. Entenda que esse tempo deve ser algo prioritário na sua semana, ou seja, nenhuma demanda urgente pode te atrapalhar nesse momento.
Considere esse intervalo como aquele momento que você será o “intocável”! Alinhe bem a importância disso com qualquer pessoa que possa te interromper, ou seja, os colegas de trabalho, família e até os seus próprios clientes.

Como ter sucesso na vida pessoal

Agora, pare um pouco, se desligue dos negócios e olhe para sua vida pessoal. Para lhe ajudar com isso, preparamos mais 9 dicas que vão lhe ajudar, continue acompanhando:

1 – Cuide de sua família

A maioria dos grandes homens de negócio que perderam suas famílias durante suas conquistas afirmam que “não vale a pena”, ou que “teria feito tudo diferente”.
Sua família é seu bem mais precioso, ela faz parte das coisas da vida que não tem preço. Tudo que se pode vender ou trocar será menos importante do que a nossa família.
Reserve o tempo necessário para vocês.

2 – Esteja presente na vida dos seus filhos

Nada é mais prejudicial na vida de uma pessoa do que a ausência dos pais. Quando pequenos, nós precisamos de referências (não necessariamente dos pais biológicos).
Se você está indo bem nos negócios, dedique sua atenção ainda mais a seus filhos. Prepare sucessores.
Desde ir à reunião de pais e alunos até aquele jogo de futebol ou disputa da natação. Esteja lá quando eles perderem ou ganharem. No final o que importa é sua presença, seu abraço e suas palavras.

3 – Preserve as amizades verdadeiras

Sabe aqueles amigos que sempre estiveram com você (ou estão) mesmo quando ainda era um desacreditado? Os mantenha por perto.
Amizades verdadeiras são aquelas que falam o que você precisa e não simplesmente o que se quer ouvir quando você mais precisa.
Eles vão te alertar quando estiver se perdendo em suas rotinas e afazeres. Eles vão te dar o puxão de orelha necessário quando estiver perdendo sua saúde para a jornada de trabalho.
E sim! As amizades construídas no sucesso são superficiais e menos confiáveis (mas é claro que há exceções).

4 – Mantenha sua saúde em dia

As pessoas a sua volta precisam de você vivo e saudável. Vá ao médico regularmente. Faça um checkup geral anualmente.
Tenha uma alimentação balanceada, de preferencia com acompanhamento de um nutricionista. E não deixe de praticar exercícios físicos, mesmo que suaves, se mova, corra, caminhe mas faça algo, saia da ociosidade.
É homem e tem mais de 40? Sim, vou falar aqui. Faça exame de próstata, pois esta é uma das maiores causas de morte dos homens (veja Novembro Azul).
E para as mulheres? Se toque! Literalmente se toquem, o câncer de mama por sua vez é o grande vilão. (veja o Outubro Rosa)

5 – Tenha prazer em servir

Ser uma pessoa altruísta é uma das principais características dos grandes líderes. Ter o prazer em servir, não fazendo distinção de nível social e poder aquisitivo.
A controvérsia da liderança pessoal e nos negócios é esta. O que diferencia o líder do chefe é sua capacidade de servir mais e mandar menos.
O ato de servir está ligado a influenciar pessoas.
Para lhe ajudar com isso, duas dicas de livros que tratam sobre o tema são: O monge e o executivo e Como fazer amigos e influenciar pessoas.

6 – Dedique tempo para crescimento intelectual

Leia bons livros. Eles te fazem viajar sem sair do lugar e te fazem aprender com o prazer de selecionar apenas o que acha necessário.
Invista recursos financeiros em viagens com a família. As melhores lembranças de uma vida de sucesso estarão ligadas as experiências que teve com as pessoas que ama.
O crescimento intelectual e cultural se potencializa com boas viagens. Comece a pagar seu pacote de viagem este mês (seja criativo).

7 – Acompanhe suas finanças pessoais

Os empreendedores têm um grande desafio quando iniciam seus negócios. Organizar suas finanças e separar a vida financeira pessoal da empresarial.
Infelizmente é muito comum pegar dinheiro do caixa da empresa para pagar contas pessoais. Almoços, aluguel, etc.
Seja rápido e estabeleça uma retirada para você e sua família. Mas tome cuidado para não sacrificar a empresa. Afinal, ela é sua mantenedora.
E assim como a empresa precisa de um fluxo de caixa rigoroso, você também precisa controlar suas finanças.
Aprenda sobre investimentos. Descubra onde investir, se em imóveis, bolsa de valores ou tesouro direto.

8 – Mantenha sua vida profissional ativa

Mesmo que hoje esteja empreendendo em um negócio próprio, que pode ou não ser na sua área profissional, continue se especializando em coisas complementares.
Se conseguir unir sua vida profissional com seu próprio negócio é melhor ainda.
A vida profissional traz realização pessoal pelo simples fato de nos tornar úteis ao mundo.

9-  Nunca pare de aprender

Quando paramos de aprender, paramos de evoluir. Sempre que possível faça cursos para melhorar seu desempenho pessoal. (Complemente isto com a leitura dos bons livros sugeridos acima)
Aprenda um novo idioma. Falar pelo menos inglês te colocará a frente de concorrente em diversos aspectos. Esta atitude te ajudará também com as viagens no exterior e enriquecimento cultural.
Esperamos que essas atitudes ajudem você a alcançar o tão sonhado equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Mais do que isso, que você tenha entendido como ter sucesso em ambos aspectos sem deixar nada para trás!
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